quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Mediadores da felicidade

Se a escola é um tempo de felicidade, o educador é o mediador. Aquele que conduz às descobertas da aprendizagem, à construção de um caminho que leve à realização. A partir dessa perspectiva, pode-se dizer que a felicidade é a finalidade da missão educativa e está presente em cada pequena ação ou pensamento que levam a criança e o jovem a traçar seu projeto de vida.

Educador que media a felicidade é aquele que indica os caminhos ou sussurra as possibilidades para que o aluno alcance o ser, desenvolva o que é, a base do que será. Como aparece nas palavras de Champagnat em carta ao Irmão Barthélemy, em janeiro de 1831, toda a vida deles será o eco daquilo que o educador lhe tiver ensinado.
No livro O educador Marista – sua identidade, seu estilo educativo, de autoria dos espanhois Joseph Mª E. Pujol, Juan J. M. Barrio e Lluís S. Llansana (Edipucrs, 2008), encontramos que a finalidade educativa é “chegar a ser o que somos” ideal que, segundo os autores, antes mesmo de aparecer em Nietzsche, já se ouvia em Píndaro, um dos mais importantes poetas do século V a.C., em sua frase “Homem, torna-te no que és" .
No tempo da escola, não só o estudante constrói seu ser. Também o educador se desenvolve como pessoa na relação de troca, de diálogo, de partilha com os alunos e seus pares. Também ele experiencia a busca da felicidade ao fazer da missão de educar o seu projeto de vida. E o que, então, significa para eles ser feliz? Assim como entre os estudantes, a interrogação esteve presente entre os educadores na dinâmica que marcou o lançamento da Campanha.
Em cada expressão, palavra ou frase ficam clarom o comprometimento e os traços do jeito marista de educar. O afeto, a presença, o amor ao trabalho traduzem-se nas respostas que os educadores deram à questão central: “o que te faz feliz como educador marista?”. Construir, conquistar, conviver, compromisso. “Promover o encantamento”, despertar no estudante a magia do aprender e “fazer a diferença” em sua vida, em sua trajetória. “Redescobrir” o sentido de educar a cada novo amanhecer, e inspirar-se a fazer “o novo, a cada dia”. Inspiração que emana do sopro de vida, ao “ver o sorriso de uma criança” ou “do aluno” e estabelecer com ele uma relação recursiva feita “dar e receber amor e conhecimento”.
Trecho da reportagem central da última edição da revista Marista Sul. Leia na íntegra.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Nova forma de postar!

Caros educadores,

Agora está mais fácil postar mensagens no blog dos educadores maristas. Basta enviar um e-mail para mundofeliz1.marista@blogger.com com o texto e ele será automaticamente publicado.

A edição do livro com as mensagens dos educadores está sendo reagendada, para que vocês tenham mais tempo de expressar a sua felicidade.

Em breve divulgaremos os novos prazos.

Um grande abraço e felicidades!!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ser Professor Marista!

Educar. Segundo o dicionário: cultivar o espírito; instruir, ensinar; domesticar, amestrar. Com tão ampla significação, qual será hoje a verdadeira tarefa de educar?
Sabemos que ao lidar com crianças e jovens oriundos de famílias com os mais distintos valores e formas de ver a vida, é preciso estar dispostos a enfrentar problemas, questionamentos e, principalmente, abertos a mudanças constantes. Acreditamos que o educador marista, deve primar pelo cultivo do espírito, pois é assim que vamos conseguir transformar uma sociedade que está à beira do caos e clama por novos rumos.
A permanente busca pelo aperfeiçoamento é tarefa primeira do verdadeiro educador. desacomodarmo-nos, mexer-nos, questionar-nos dá muito trabalho, sem dúvida. No entanto, proporciona uma agradável sensação de bem-estar e satisfação perante a vida. Certamente, o bom professor precisa, também, instruir e ensinar, como define o conceito. Entretanto, esses verbos não podem mais ser vistos como antigamente e protagonizarem as ações na sala de aula. Há que instruir e ensinar, sim. Mas sempre pensando na formação do caráter, na valorização da vida, na expressão da verdade. Crianças e jovens educados assim, tornar-se-ão cidadãos capazes de interagir sabiamente na sociedade; estarão aptos a enfrentar situações adversas e discernir o caminho do bem e do mal.
É com certeza que afirmamos sobre a importância do educador que sabe ouvir; que mesmo lidando com adolescentes por vezes atrevidos, desmotivados ou sem rumo, oferece seu colo, seu ombro amigo. A presença e a voz do professor são, muitas vezes, as principais ou, quem sabe, as únicas referências do educando. Cremos que nenhum professor perde seu "posto", deixa de ser/ter autoridade por mostrar-se humano e sensível. Quantos de nossos pupilos convivem mais tempo conosco do que com suas famílias. É esta a hora de fazer a diferença, de ser diferente - SER MARISTA. Talvez o resultado não seja imediato, mas, certamente, um belo dia alguém irá nos olhar e saber quem fomos e porquê.
Deixamos para trás a domesticação e o adestramento. Como no dicionário, são as últimas definições do que é educar. Últimas no mais amplo sentido, aqui também. Lidamos com pessoas e não com bichinhos de estimação.
Fica, então, a reflexão a todos nós educadores maristas. O que queremos ser e quem queremos formar?

Renata Xavier - Marista São Francisco do Rio Grande

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ecos dos lançamentos

Dois retratos do jeito marista de ser feliz:

Palavras de alunas do Graças

Profes do Graças





Uma vez marista, sempre marista...

Oi!Hoje sou profª (Graças/Viamão), mas um dia fui aluna e posso afirmar que a alegria de entrar a cada dia pelas portas do Instituto, como parte desta família, me fazem ser uma pessoa melhor, mais humana, mais feliz, mais presente na vida daqueles que me cercam e com certeza, mais receptiva. Trabalhar na rede me faz conhecer a acolhida como algo fundamental na vida, pois ela transforma as pessoas. Minha escola é acolhedora e já mudou muita gente, já que nela a lei é SER FELIZ e tornar os outros FELIZES!AMO MUITO, TUDO ISTO!Abraços a todos que fazem parte deste mundo Marista!

Depoimento enviado para o Orkut. Acesse o perfil!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ser Feliz...

Ser feliz é iniciarmos o dia entusiasmados, saber que encontraremos pessoas com o mesmo jeito de ser, focados no mesmo ideal: “ Contribuir na formação de nossas crianças e jovens”.
É trabalhar e conviver num ambiente saudável, alegre e acolhedor. È concluir o dia com aquela gostosa sensação de ter cumprido com nossa missão.

Ser feliz é ter a certeza que aprendemos sempre e que este sonho está em nossas mãos.
José Menti e Simone Engler

domingo, 23 de agosto de 2009

Olhar para o outro com Empatia

Considero extremamente relevante a temática da nova campanha lançada pela ASCOMK porque provoca reflexão, instiga, motiva à ação. Entendo que estamos neste mundo para cumprir com uma missão singular e, no decorrer dessa jornada, em busca do cumprimento dessa missão, crescer, amadurecer, evoluirmos, como seres humanos, em todas as dimensões.
Cada um tem que descobrir qual é a sua missão nesta vida; e isso passa, seguramente, pelo quanto faremos para ter um mundo mais feliz...
Considero que Deus nos premiou com dons, talentos que recebemos de graça para ajudar a construir um mundo melhor. Cabe-nos esta indagação: estou colocando meus dons a serviço de um mundo melhor ou estou usando egoisticamente, só em benefício meu e daqueles a quem tenho interesse em ajudar porque sei, de antemão, que terei algo a receber em troca?
O valor da verdadeira solidariedade está em colocar seus dons a serviço nos momentos em que se sentir chamado para contribuir, sem esperar recompensas.
Na educação temos inúmeras oportunidades de fazer isso. Implica em olhar para o outro com empatia... sentir, na pele, as necessidades alheias e intervir como puder e souber fazer.
Os Maristas descobriram seu caminho e estão conclamando todos os seus educadores para assumirem essa missão conjunta de colocar seus dons a serviço da educação, por um mundo mais feliz.
Vamos, pois, todos, colocar-nos a caminho e contribuir como pudermos e soubermos....

Marisa Crivelaro da Silva
Diretora do Colégio Marista Sant´Ana
Uruguaiana - RS

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O que te faz feliz como educador marista?


Colégio Marista São Pedro

Colégio Marista Rosário



Colégio Marista Champagnat

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Estimados educadores,

Ninguém de nós duvida que somos bons como Escola. E por isso buscamos mais, buscamos a excelência da educação pela humanização do conhecimento.
Temos bons motivos para falar assim: há bom espírito nas turmas em geral e entre todos nós que aqui trabalhamos.
É uma alegria ser educador num Colégio que nunca teve curva descendente em sua história.
Em outros tempos só havia Irmãos no Colégio que construíram um patrimônio material e espiritual, moral e intelectual sem precedente em Porto Alegre. O tempo passou e um dia tudo isso foi entregue às suas mãos. E o Rosário continua sendo o Rosário. Significa que vocês como educadores souberam assumir totalmente os ensinamentos do jeito marista de educar.
Quem leva o saber e o sabor para fora dos muros do Colégio é o aluno, mas quem informa e forma o aluno é o educador, e quem dá o conteúdo e o contorno a vocês, é a educação marista com sua mística e sua pedagogia.
Com a Campanha FiCa queremos revitalizar este saber e este sabor de educador marista que tem como resultado a alegria de ser feliz. Por isso que chamamos esse momento, onde compartilhamos com vocês a Campanha, uma celebração com valores espirituais e sociais.
Esse saber e esse sabor de felicidade que está brilhando nos seus olhos como educador marista, que sabe tão bem passar para seus educandos, deve ultrapassar os muros da escola assim como o sabor e o aroma do café ultrapassa os limites da cozinha.

Ir. Firmino Biazus - Diretor do Colégio Marista Rosário

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Orientações para comentar

Caros educadores,

Para que todos possam identificá-lo, quando for postar seu comentário não esqueça de colocar o nome da sua unidade e a cidade onde se encontra.

Para facilitar a identificação, a cada lançamento colocaremos um novo post. Assim, os educadores poderão comentar no espaço referente à sua escola.

"Ser feliz é compartilhar"

Um grande abraço!

terça-feira, 28 de julho de 2009

O que te faz feliz?



Caro(a) Educador(a) Marista

Este é um espaço de partilha, de troca, de diálogo, de expressão. Um espaço para, por que não, sonhar. O que nos faz feliz? O que fazemos por um mundo mais feliz? Sonhos que saem do plano do imaginário para diluir-se nas realizações do dia a dia, fragmentos do cotidiano que vocês proporcionam aos estudantes maristas. Pedaços de sonhos sonhados em conjunto e realizados por todos nós. Se ser feliz é aprender para toda a vida, feliz de quem educa lições que se levam para sempre.

Vamos continuar o que começamos juntos, no lançamento da Campanha.

Deixe neste espaço a sua mensagem, compartilhe aquilo que você faz por um mundo mais feliz.